Banner Portal
Intervenção em compreensão de leitura e funções executivas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Intervenção em compreensão de leitura
Compreensão de leitura
Funções executivas
Resolução de problemas quantitativos

Como Citar

CORSO, Helena Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; LOPES-SILVA, Júlia Beatriz; PICCOLO, Luciane da Rosa. Intervenção em compreensão de leitura e funções executivas: efeitos na resolução de problemas matemáticos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023047 , 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667022. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Este estudo investigou o impacto de um programa de leitura com eficácia demonstrada para o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora (CL) e de funções executivas (FE) em resoluções de problemas quantitativos (RP). Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas foram distribuídos em duas classes controle (GC; n=35) e duas experimentais (GE; n=29). A professora das classes experimentais recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades voltadas ao desenvolvimento da CL e das FE. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção de desempenho em problemas de raciocínio quantitativo. Comparados ao GC, participantes do GE apresentaram escores mais altos em problemas de raciocínio quantitativo, de maneira geral, e, particularmente, nos de raciocínio multiplicativo, com tamanhos de efeito moderados (d de Cohen = 0,69 e d=0,52, respectivamente). Análises exploratórias da força de associação entre RP e CL e RP e FE demonstraram correlações moderadas a fortes entre as medidas de RP e várias medidas de CL, além de correlações entre raciocínio aditivo e atenção auditiva e memória de trabalho (componente fonológico e executivo central). Como implicação educacional, destaca-se a relevância do trabalho com a compreensão de leitura também no ensino de matemática, visto o favorecimento da habilidade de RP por meio da intervenção voltada à CL e às FE.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667022
PDF

Referências

ANGELINI, A. L.; ALVES, I. C. B.; CUSTÓDIO, E. M.; DUARTE, W. F.; DUARTE, J. L. M. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: escala especial. São Paulo, SP: CETEPP, 1999.

ASSIS, É. F. et al. Relações entre a compreensão de leitura, resolução de problemas de raciocínio quantitativo e funções executivas. Ciência e Educação, Bauru, v. 27, e21004, 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320210004

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E PESQUISA [ABEP]. Critério de classificação econômica Brasil, 2009. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil . Acesso em: 20 fev. 2019.

BATTY, G. D.; KIVIMÄKI, M.; DEARY, I. J. Intelligence, education, and mortality. British Medical Journal (Clinical Research Ed.), London, 340, c563, 2010. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.c563

BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In.: KRULI, S.; REYS, R. E. (org.). DOMINGUES, H. H.; CORBO, O. (trad.). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. p. 4 -12.

BYRNE, B. Structural equation modeling with MPlus. New York: Routledge, 2011. 432 p.

CIRINO, P. et al. Cognitive and mathematical profiles for different forms of learning difficulties. Journal of Learning Disabilities, Chicago, v. 48, n. 2, 2015. https://doi.org/10.1177/0022219413494239

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2 ed. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1988.

CORSO, H.; PICCOLO, L.; MINÁ, C.; SALLES, J. Anele 2 - Comtext: avaliação de compreensão de leitura textual, Porto Alegre: Vetor, 2017.

CORSO, H. V.; PICCOLO, L. Avaliação de efetividade do programa de compreensão leitora: resultados da intervenção no quinto ano escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. spe, p. 1703-1727, 2021. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64042

DE SMEDT, B. Language and arithmetic: the potential role of phonological processing. In. Heterogeneity of function in numerical cognition. Elsevier, 2018. pp 51-72. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-811529-9.00003-0

DIAMOND, A. Executive functions. Annual Review of Psychology, San Mateo, v. 64, p. 135-168, 2013. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

FLETCHER, J.; LYONS, R.; FUCHS, L.; BARNES, M. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. 334 p.

FUCHS, L. S. et al. Closing the word-problem achievement gap in first grade: schema-based word-problem intervention with embedded language comprehension instruction. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 113, n.1, p. 86-103, 2021. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000467

GOLDMANN, S. R.; WOLFE, M. B. W. Text comprehension: Models in psychology. In: SMELSER, Neil; BALTES, Paul. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, USA: Elsevier, 2001.

GRIGORENKO, E. L. et al. Understanding, educating, and supporting children with specific learning disabilities: 50 years of science and practice. American Psychologist, USA, v. 75, n. 1, 2021. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31081650/

HASSINGER-DAS, B. et al. Domain-general mediators of the relation between kindergarten number sense and first-grade mathematics achievement. Journal of Experimental Child Psychology, New York, v. 118, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2013.09.008

JACOB, R.; PARKINSON, J. The potential for school-based interventions that target executive function to improve academic achievement: a review. Review of Educational Research, USA, v. 85, n. 4, p. 512-552, 2015. https://doi.org/10.3102/0034654314561338

JOYNER R. E.; WAGNER R. K. Co-Occurrence of reading disabilities and math disabilities: a meta-analysis, scientific studies of reading. Scientific Studies of Reading, London, v. 24, n. 1, p. 14-22, 2019. https://doi.org/10.1080/10888438.2019.1593420

KENDEOU, P.; VAN DEN BROEK, P.; WHITE, M. J. A cognitive view of reading comprehension: implications for reading difficulties. Learning Disabilities: research & practice, New York: Wiley, v. 29, n. 1, 2014. https://doi.org/10.1111/ldrp.12025

KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. New York: Cambridge University Press, 1998.

KINTSCH, W.; RAWSON, K. A. Comprehension. In: SNOWLING, Margaret; HULME, Charles. (eds). The science of reading: a handbook. Oxford, UF: Blackwell, 2005. p. 209-226.

KINTSCH, W.; GREENO, J. G. Understanding and solving word arithmetic problems. Psychological Review, Washington, 1985. v. 92, p. 109-129. https://dx.doi.org/10.1037/0033-295X.92.1.109

KLACZYNSKI, P. A.; ANEJA, A. Development of quantitative reasoning and gender biases. Developmental Psychology, Washington, v. 38, n. 2, 208-221, 2002. https://doi.org/10.1037/0012-1649.38.2.208

LENHARD, W.; LENHARD, A. Hypothesis tests for comparing correlations. Bibergau (Germany): Psychometrica, 2014. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.2954.1367

LOPES-SILVA, J. B. et al. Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology, Switzerland v. 5, n.13, 2014. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.00013

LOPES-SILVA, J. B.; MOURA, R. J. de; JÚLIO-COSTA, A.; WOOD, G. SALLES, J. F.; HAASE, V. G. What is specif and what is shared between numbers and words? Frontiers in Psychology, Switzerland, v. 7, n. 22, 2016. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00022

NUNES, T. Teacher notes: family-school partnership to promote mathematics for deaf children. Oxford, UK: Oxford University, 2009. 187 p. http://www.education.ox.ac.uk/ndcs/Resources/teachersbook_exercises.pdf

NUNES, T. et al. Teaching and learning about whole numbers in primary school. ICME-13 Topical Surveys. Springer Open, 2016.

OAKHILL, J.; CAIN, K.; ELBRO, C. Compreensão de leitura: teoria e prática. São Paulo, SP: Hogrefe, CETEPP, 2017.

PENG, P. et al. Examining the mutual relations between language and mathematics: a meta-analysis. Psychological Bulletin, Washington, v. 146, n. 7, p. 595-634, 2020. http://dx.doi.org/10.1037/bul0000231

SALA, G.; GOBET, F. Does far transfer exist? Negative evidence from chess, music, and working memory training. Current directions in psychological science, v. 26, n.6, p. 515-520. 2017. https://doi.org/10.1177%2F0963721417712760

SALLES, J. F. et al. Instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF. São Paulo, SP: Vetor, 2016.

STEPHANY, S. The influence of reading comprehension on solving mathematical word problems: A situation model approach. In: FRITZ, Annemarie; Gürsoy, Erkan; HERZOG, Moritz. Diversity dimensions in mathematics and language learning. Berlin, Boston: De Gruyter, 2021. 432 p.

VERSCHAFFEL, L.; GREER, B.; DE CORTE, E. Making sense of word problems. Educational Studies in Mathematics, Switzerland, v. 42, p. 211-213, 2000. https://doi.org/ 10.1023/A:1004190927303

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.