Celebração de um percurso no campo psicanálise e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667174

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Infância

Resumo

Este texto apresenta uma análise crítica do livro “As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.

Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Brasil. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. 

 

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação: Entre o passado e o futuro. São. Paulo: Perspectiva, 1972, p. 221-247.

FREUD, Sigmund. Introdução. In: FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1976 [1917], p. 27-37.

KRISTEVA, Julia. Étrangers à nous-mêmes. Paris: Gallimard, 1988.

LACAN, Jacques. Função de campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988 [1953], p. 101-187.

LACAN, Jacques. L’etourdit. Scilicet, 4, p. 5-52, 1973.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico) Pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p183-189

VOLTOLINI, Rinaldo. Psicanálise e Formação docente. In: ______. Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018, p. 19-108.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Rahme, M. M. F., & Pereira, M. R. (2022). Celebração de um percurso no campo psicanálise e educação. ETD - Educação Temática Digital, 24(3), 723–728. https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8667174

Edição

Seção

Resenha de livros