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Trabalho de ensino remoto em tempos de pandemia
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Trabalho docente remoto
Meios digitais
Formação de professores
Educação na pandemia

Como Citar

PANIAGO, Maria Cristina Lima; VÁSQUEZ ASTUDILLO, Mario Reinaldo; MORALES MORGADO, Erla Mariela; MACIEL , Cristiano; MORALES ROBLES, Elva. Trabalho de ensino remoto em tempos de pandemia: as diferenças e os múltiplos contextos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023046, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8667286. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667286. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer os aspectos que afetam o trabalho docente remoto, aqueles referentes às diferenças e aos contextos múltiplos que permeiam as práticas educativas mediadas pelas tecnologias. É uma pesquisa quali-quanti, de cunho metodológico pós-crítico, com estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Durante abril e maio de 2020, aplicamos um questionário semiestruturado, com 28 questões sobre o trabalho docente remoto em tempos de pandemia. Obtivemos 333 respondentes de 12 países, docentes ibero-americanos de diversos níveis educativos. Os resultados apontam diferenças quanto às idades, gêneros, formações e anos de experiência na docência. Há falta de computadores, conexão à Internet, dispositivos tecnológicos e formação docente para o trabalho docente remoto em tempos de pandemia. Mesmo com uma variedade de recursos e materiais para subsidiar o trabalho docente remoto, os participantes mostram que ainda não é suficiente, nem para todos.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8667286
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