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Educação bilíngue de surdos na LDB
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Educação dos surdos

Como Citar

REIS, Flaviane; LIMA, Marisa Dias. Educação bilíngue de surdos na LDB: uma nova conquista do movimento surdo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 4, p. 761–780, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i4.8670061. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670061. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se baseia na reflexão sobre a Educação Bilíngue de Surdos em contextos da política educacional e política linguística onde busca discutir sobre as legislações voltadas a educação de surdos tendo por pressupostos pós-estruturalismo em estudos teóricos da Educação bilíngue de surdos e Estudos Surdos contextualizado com o movimento surdo. O texto trata das ações das políticas surdas idealizadas pela Feneis apresentando os norteamentos da nova conquista do movimento surdo: Educação Bilíngue de Surdos como modalidade de ensino na LDB por meio de lutas em redes sociais com os representantes surdos. Com base nesses pressupostos teóricos, esse artigo utilizará de análise documental e empírica onde apresentará os pontos de negociação e estratégias de fomentar a política educacional e linguística tendo em vista a implementação da inclusão escolar que viabilize a formação pedagógica dos professores com base na cultura e identidade dos surdos assim como também o uso linguístico em todo o seu processo de escolarização com ajuste das diretrizes curriculares a ser viabilizada com a nova Lei 14.191/2021. Com a coleta de análise se espera que a Educação Bilíngue de Surdos na LDB seja uma realidade na prática de ensino aos estudantes surdos a ser promovida e construída em todas as secretarias de educação propiciando efetivamente a inclusão escolar, as estruturais educacionais, valorização da cultura e identidade e direitos linguísticas, considerando a diretrizes bases e curriculares numa perspectiva de ensino bilíngue promovendo os princípios básicos da educação aos surdos: ensino de qualidade, acesso ao conhecimento e permanência escolar.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670061
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