Banner Portal
O convite para ler e para conversar sobre a leitura
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Leitura
Conversação
Alteridade
Educação

Como Citar

SKLIAR, Carlos. O convite para ler e para conversar sobre a leitura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8670333. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670333. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

A leitura é, existe e ocorre na forma de um duplo convite: convite para ler e convite para conversar sobre a leitura; a ideia de leitura que aqui será referida não parte de certas práticas e teorias da obrigatoriedade ou do utilitarismo, e se estabelece como uma forma de convite que vem de fora e à distância de si mesmo. Há um modo peculiar e também decisivo neste convite: para ser sucinto, consiste em chamar a atenção para um mundo além do nosso e de cada um, saborear a linguagem fora dos mecanismos rápidos de informação e opinião, retirando-se de si numa espécie de de exercício da alteridade, concentrando-se em tempos e territórios diferentes dos atuais e encontrando outras formas de percurso e relação com o mundo e com a vida.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8670333
PDF

Referências

BARICCO, Alessandro. Los bárbaros. Ensayo sobre la mutación. Barcelona: Anagrama, 2008.

BARTHES, Rolland. El placer del texto y lección inaugural. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2003.

BENJAMIN, Walter. Libro de los pasajes. Madrid: Akal, 2005.

BLANCHOT, Maurice. El espacio literario, citado por Jorge Larrosa en: Entre las lenguas. Lenguaje y educación después de Babel. Barcelona: Editorial Laertes, 2005.

CANFORA, Luciano. Libro y libertad. Madrid: Ediciones Siruela, 2017.

CARVER, Raymond. Menudo. En: Tres rosas amarillas. Barcelona: Anagrama, Ediciones Compactos, 1997.

COMPAGNON, Antoine. ¿Para qué sirve la literatura? Barcelona: Acantilado, 2013.

DERRIDA, Jacques. El fin del libro y el comienzo de la escritura. En: De la gramatología. México: Siglo XXI Editores, 2003.

FORD, Richard. Canadá. Barcelona: Anagrama, 2013.

HANDKE, Peter. Ensayo sobre un día logrado. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

LARROSA, Jorge. Entre las lenguas. Lenguaje y educación después de Babel. Barcelona: Editorial Laertes, 2005.

MELOT, Michel. ¿Y cómo va “la muerte del libro”? Istor: Revista de Historia Internacional, 2007, núm. 31, pp. 7-26.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Maxi Tusquests, 2000.

MESCHONIC, Henri. La poética como crítica del sentido. Buenos Aires: Mármol-Izquierdo Editores, 2007.

NODIER, Charles. El amante de los libros. Madrid: Trama Editorial, 2015.

ORDINE, Nuccio. La utilidad de lo inútil. Manifiesto. Barcelona: Acantilado, 2013.

PENNAC, Daniel. Como una novela. Barcelona: Anagrama, 2017.

PESSOA, Fernando. Libro del desasosiego. Barcelona: Seix Barral, 1997.

SIRUELA, Jacobo. El sueño electrónico. Revista Turia, 2013, num. 108, pp. 20-24.

SKLIAR, Carlos. La inútil lectura. Madrid: Mármara Ediciones, 2019.

TODOROV, Tzvetan. Elogio de lo cotidiano. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2013.

WILLIAMS, John. Stoner. Tenerife: Ediciones Baile del Sol, 2016.

ZAGAJEWSKI, Adam. En defensa del fervor. Barcelona: Acantilado, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.