Apresentação

  • Regina Maria de Souza Universidada Estadual de Campinas
Palavras-chave: Apresentação - Educação

Resumo

Iniciando este ano de celebração, decidimos escolher uma pintora para homenagear por seu arrojo e coragem em quebrar paradigmas; trata-se de Mary Cassat, artista que aderiu ao movimento impressionista. Para lembrarmos, o impressionismo foi um movimento artístico que apostava nos efeitos da "realidade" sobre o campo da experiência do pintor, sempre subjetiva e única, atracado com suas tintas e cores diluídas em água ou composta por óleo. Sabemos que os pintores impressionistas se opunham ao academicismo e às técnicas de ensino que visavam levar o estudante de pintura à ilusão de reproduzir a realidade. Recriá-la, inventá-la a cada momento em que o pincel sofregamente atacava a tela em branco, sim! Pretender copiá-la, não!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria de Souza, Universidada Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi Coordenadora do Centro de Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP 1989-1993 (hoje CEPRE), Chefe do Despartamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2001-2004) e Diretora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP (2004-2008). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional (abordagem psicanalítica), Lingüística e Filosofia (Michel Foucault) atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão/exclusão; educação bilingüe; língua e identidade, lingua de sinais, educação de surdos. Coordena o Pólo de Ensino a Distância Letras-Libras (Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Licenciatura Letras-Libras) em Convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2012). É editora científica da Revista Eletrônica Digital (ETD- Qualis A) e editora acadêmica local da Revista Eletrônica Políticas Educativas (POLED - AUGM - Qualis B). Membro efetivo do Grupo Gestor de Tecnologias na Educação, por indicação do Magnífico Reitor da UNICAMP (início: 2009). Representa a UNICAMP no Núcleo Educacion para la Integración da AUGM - Montevidéu, Uruguai.

Publicado
2009-12-23
Como Citar
Souza, R. M. de. (2009). Apresentação. ETD - Educação Temática Digital, 11(1), 15-17. https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.913