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A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento
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Palavras-chave

Pesquisa educacional. Pragmatismo. Ontologia marxiana.

Como Citar

MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 1–17, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.914. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/914. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

Analisamos sob orientação teórica da ontologia marxiana a trajetória histórica, teórica e metodológica da Pesquisa Educacional no Brasil. Constatamos que a produção científica de modo hegemônico na atualidade, concentra-se em análises sobre problemáticas restritas a situações da sala de aula. Como efeito dessa perspectiva analítica, temos a construção de uma visão pragmática e utilitarista das pesquisas em educação. Restringindo desse modo, o olhar e a reflexão do professor a esfera fenomênica da realidade social.

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.914
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Referências

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