Banner Portal
A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento
PDF

Palavras-chave

Pesquisa educacional. Pragmatismo. Ontologia marxiana.

Como Citar

MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 1–17, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.914. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/914. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Analisamos sob orientação teórica da ontologia marxiana a trajetória histórica, teórica e metodológica da Pesquisa Educacional no Brasil. Constatamos que a produção científica de modo hegemônico na atualidade, concentra-se em análises sobre problemáticas restritas a situações da sala de aula. Como efeito dessa perspectiva analítica, temos a construção de uma visão pragmática e utilitarista das pesquisas em educação. Restringindo desse modo, o olhar e a reflexão do professor a esfera fenomênica da realidade social.

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.914
PDF

Referências

ANDRÉ, M. (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos pofessores. Campinas: Papirus, 2001.

CHASIN, J. O método dialético. Maceió: [s.n.], 1986. (mímeo).

FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. 11. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade – qualidade. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Trad. Luís Cláudio de Castro e Costa. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo, SP: Cortez; Autores Associados, 2003.

TONET, I. Democracia ou liberdade? 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2004.

TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijui: Unijuí, 2005.

SOARES, R. Apontamentos críticos contra o pragmatismo e a favor da filosofia da práxis. In: JIMENEZ, S. et al (Org.). Contra o pragmatismo e a favor da filosofia da práxis: uma coletânea de estudos classistas. Fortaleza: EDUECE, 2007.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.