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Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams
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Palavras-chave

Síndrome de Williams-Beuren. Educação musical. Piano.

Como Citar

SILVA, Dircéia Cristina da; SOUZA JUNIOR, Paulo Sérgio. Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 123–147, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.920. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/920. Acesso em: 13 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo versa sobre uma síndrome em particular chamada Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome possui uma relação específica com a música, relação esta que estará no fulcro de nossas preocupações durante as páginas que se seguem. Num primeiro momento faremos uma apresentação da síndrome e de suas singularidades; em seguida nos debruçaremos sobre a especificidade que aqui está em questão, ou seja, a relação da síndrome com o universo sonoro; por fim, traremos um caso com o qual tivemos contato envolvendo a educação musical em contexto da síndrome, e discutiremos a respeito dos elementos que esse contato nos trouxe para pensar essa curiosa e relevante relação entre arte-educação e o desenvolvimento neuropsicológico atípico. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.920
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