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Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE – ciência e educação
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Palavras-chave

Ética. Ciência. Pesquisa em seres humanos. Educação.

Como Citar

LIMA, Dartel Ferrari de; MALACARNE, Vilmar. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE – ciência e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 175–205, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/922. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

No cenário mundial, a ética em pesquisa envolvendo seres humanos passou a despertou maior atenção principalmente após as atrocidades ocorridas ao longo da Segunda Guerra Mundial. As transformações rápidas e profundas do mundo contemporâneo solicitam maior atenção da sociedade quanto aos princípios éticos que dão rumo sustentável à sociedade e à natureza. O avanço na investigação científica proporciona muito progresso a favor da humanidade, mas, por outro lado, há também muitos desfavorecimentos. Este artigo objetiva, a partir da vivência dos autores como membros efetivos do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CEP-UNIOESTE), discutir alguns aspectos éticos no contexto histórico da humanidade, comportar motivos decorrentes das preocupações no que diz respeito aos cuidados éticos em pesquisa envolvendo seres humanos e abordar avanços e retrocessos na atuação do CEP-UNIOESTE diante do controle ético de propostas de investigação envolvendo seres humanos oriundos das regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná. Encerra-se a discussão com ponderações sobre a ação educacional no processo de formação do pesquisador para a investigação envolvendo seres humanos a partir de adequações da normatização dos pressupostos éticos envolvendo o investigador e a sociedade. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.922
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