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Evidências empíricas da semiformação
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Palavras-chave

Semiformação. Cultura. Experiência. Fetichismo. Reificação.

Como Citar

SILVA, Cesar Augusto Alves da. Evidências empíricas da semiformação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 327–348, 2009. DOI: 10.20396/etd.v11i1.928. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/928. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste texto procuramos demonstrar que a cultura atual, produzida a partir da organização econômica e social e difundida pela indústria cultural, continua a gerar o que Adorno conceituou como “semiformação”. Por meio de pesquisas e observações realizadas sobre os hábitos e comportamentos de alunos de uma escola pública de ensinos fundamental e médio de uma cidade da área metropolitana de São Paulo, pudemos comprovar a atualidade do conceito e perceber que a atual fase da “semiformação” age como um verdadeiro obstáculo à cultura letrada apresentada por meio da educação formal. Sendo assim, as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem não se reduzem a apenas uma questão de metodologia empregada pelo professor. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.928
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