Eficácia coletiva dos professores e implicações para o contexto educacional brasileiro

Autores

  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Édi Rufini Guimarães Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..932

Palavras-chave:

Motivação. Auto-eficácia. Eficácia coletiva. Professores.

Resumo

O artigo apresenta o estado da arte acerca da eficácia coletiva de professores. Esse conceito deriva da teoria social cognitiva de Bandura, que considera as crenças de eficácia como as bases da agência humana, assim como descreve quatro fontes que sustentam seu desenvolvimento. As percepções de eficácia coletiva são definidas como os julgamentos dos professores de uma escola de que o seu conjunto dos professores é capaz de organizar e executar os cursos de ação exigidos para se conseguirem resultados positivos junto aos alunos. São relatados os modos pelos quais se pode mensurar esse constructo bem como as pesquisas sobre suas relações com desempenho dos alunos e com a autoeficácia individual dos professores. Por último, é mostrado como o desenvolvimento de eficácia coletiva tem um papel relevante, consideradas as condições do momento atual da escola brasileira. 

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Biografia do Autor

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Formado em Filosofia, tem mestrado e doutorado em Psicologia do Escolar pela USP. Atualmente, é Professor Sênior na Universidade Estadual de Londrina, onde atua no Programa de Pós Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas acerca da motivação no contexto escolar nas diferentes abordagens sociocognitivistas, o que inclui construção de instrumentos de mensuração desse constructo.

Sueli Édi Rufini Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e com doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Coodernadora Programa de Mestrado em Educação (UEL), Coordenadora do grupo de Pesquisas "Motivação no contexto escolar" e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Investiga sobre motivação e aprendizagem, aprendizagem no contexto escolar.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Bzuneck, J. A., & Guimarães, S. Édi R. (2009). Eficácia coletiva dos professores e implicações para o contexto educacional brasileiro. ETD - Educação Temática Digital, 10, 1–15. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp.932