As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno

Autores

  • Lúcia Miranda Universidade do Minho
  • Leandro Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..934

Palavras-chave:

Motivação. Metas académicas. Abordagens à aprendizagem. Sucesso académico.

Resumo

A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. Dentro do paradigma cognitivista ou sócio-cognitivista, os modelos teóricos procuram enfatizar os processos psicológicos internos na explicação da conduta académica motivada. As metas de realização surgem, neste enquadramento teórico, como um dos factores mais valorizados na explicação do rendimento académico dos alunos. Neste trabalho procuramos reflectir sobre a tipologia das metas e o seu papel na predição do sucesso académico, alertando para o papel decisivo dos contextos familiar e escolar. Analisando alguns estudos nacionais e internacionais, importa que a conceptualização e a avaliação das metas académicas tomem mais em consideração os contextos de ensino e aprendizagem, assim como os vários agentes educativos que intervêm nesses contextos. 

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Biografia do Autor

Lúcia Miranda, Universidade do Minho

Psicóloga Escolar pela Universidade de Coimbra (UC); Mestre em Ciências da Educação área de especialização Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra (UC); Doutora em Psicologia área de especialização Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (UM); Professora Auxiliar no Instituto Superior de Educação e Trabalho – Porto (ISET).

Leandro Almeida, Universidade do Minho

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Porto Professor Catedrático do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Vice-Reitor para a área pedagógica da Universidade o Minho.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Miranda, L., & Almeida, L. (2009). As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD - Educação Temática Digital, 10, 36–61. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp.934