Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina

Autores

  • Dejano Tavares Sobral Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..943

Palavras-chave:

Motivação. Monitoria. Avaliação da aprendizagem. Rendimento escolar. Escala de motivação acadêmica.

Resumo

O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dejano Tavares Sobral, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília – Faculdade de Medicina C.P. 04569 - 70919-970 Brasília – DF Médico, Residência em Clínica Médica (Faculdade de Medicina, UFRJ) Especialista em Medicina Interna (Conselho Regional de Medicina – DF) Diploma in Medical Education (University of Dundee) Membro do Conselho Científico (Revista Brasileira de Educação Médica). Professor Emérito (Universidade de Brasília) Tel.: 3307-2269 / 3577-2268/ Fax: 3577-35581

Referências

CLATWORTHY, J.; BUICK, D.; HANKINS, M.; WEINMAN, J.; HORNE, R. The use and reporting of cluster analysis in health psychology: A review. British Journal of Health Psychology, v. 10, n. 3, p.329-358, 2005.

CLONINGER, C. R.; SVRAKIC, D. M.; PRZYBECK, T. R. A psychobiological model of temperament and character. Archives of General Psychiatry, v. 50, n. 12, p.975-990, 1993.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. A motivational approach to self: integration in personality. In: DIENSTBIER, R. (Org.). Nebraska symposium on motivation. Lincoln, NE: University of Nebraska Press, 1991. p.237-288. (v. 38 – Perspectives on motivation).

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Facilitating optimal motivation and psychological well-being across life’s domains. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.14-23, 2008.

DECI, E. L.; VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; RYAN, R. M. Motivation in education: the self-determination perspective. Educational Psychologist, v. 26, n. 3/4, p.325-346, 1991.

DECI, E. L.; RYAN, R. M.; WILLIAMS, G. C. Need satisfaction and the self-regulation of

learning. Learning and Individual Differences, v. 8, n. 3, p.165-183, 1996.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: human needs and the self- determination of behavior. Psychological Inquiry, v.11, n. 4, p.227-268, 2000.

FAIRCHILD, A. J.; HORST, S. J.; FINNEY, S. J.; BARRON, K. E. Evaluating existing and new validity evidence for the Academic Motivation Scale. Contemporary Educational Psychology, v. 30, n. 3, p.331-358, 2005.

GUAY, F.; MAGEAU, G. A.; VALLERAND, R. J. On the hierarchical structure of self- determined motivation: A test of top-down, bottom-up, reciprocal, and horizontal effects. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 29, n. 8, p.992-1004, 2003.

GUAY, F.; RATELLE, C. F.; CHANAL, J. Optimal learning in optimal contexts: the role of self-determination in education. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.233-240, 2008.

GUAY, F.; VALLERAND, R. J. Social context, students' motivation, and academic achievement: Toward a process model. Social Psychology of Education, v.1, n. 3, p.211-233, 1996.

HOWELL, D. C. Statistical Methods for Psychology. 5. ed. Pacific Grove, CA: Duxbury, 2002.

KOENS, F.; MANN, K. V.; CUSTERS, E. J. F. M.; TEN CATE, O. T. Analysing the concept of context in medical education. Medical Education, v. 39, n. 12, p.1243-1249, 2005.

KOESTNER, R.; LOSIER, G. F. Distinguishing three ways of being internally motivated: A closer look at introjection, identification, and intrinsic motivation. In: DECI, E. L.; RYAN, R. M. (Org.). Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002, p.101-121.

MANN, K. V. Motivation and medical education: how theory can inform our practice. Academic Medicine, v. 74, n. 3, p.237-239, 1999.

MISCH, D. A. Andragogy and medical education: Are medical students internally motivated to learn? Advances in Health Sciences Education, v. 7, n. 2, p.153-160, 2002.

PATRICK, H.; WILLIAMS, G. C. Self-determination in medical education. Encouraging medical educators to be more like blues artists and poets. Theory and Research in Education, v. 7, n. 2, p.184-193, 2009.

RATELLE, C. F.; GUAY, F.; VALLERAND, R. J.; LAROSE, S.; SENÉCAL, C. Autonomous, controlled, and amotivated types of academic motivation: a person-oriented analysis. Journal of Educational Psychology, v. 99, n. 4, p.734-746, 2007.

REEVE, J.; DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-determination theory: a dialectical framework for understanding socio-cultural influences on student motivation. In: VAN ETTEN, S.; PRESSLEY, M. (Org.). Big Theories Revisited. Greenwich, CT: Information Age Press, 2004, p.31-60.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, v. 25, n. 1, p.54-67, 2000.

SOBRAL, D. T. Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina: relação com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 1, p.56-65, 2008.

SOBRAL, D. T. Espectro de motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia Teoria e Pesquisa, v. 19, n. 1, p.25-31, 2003.

SOBRAL, D. T. What kind of motivation drives medical students learning quests? Medical Education, v. 38, n. 9, p.950-957, 2004.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 5 ed. Boston: Pearson, 2007.

TANAKA, M.; MIZUNO, K.; FUKUDA, S.; TAJIMA, S.; WATANABE, Y. Personality traits associated with intrinsic motivation in medical students. Medical Education, v. 43, n. 4, p.384-387, 2009.

VALLERAND, R. J. Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In: ZANNA, M. P. (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology, v. 29. San Diego: Academic Press, 1997, p.271-360.

VALLERAND, R. J.; BLAIS, M. R.; BRIERE, N. M.; PELLETIER, L. G. Construction et validation de l`Echelle de Motivation en Education. Canadian Journal of Behavioural Sciences, v. 21, n. 3, p.323-349, 1989.

VALLERAND, R. J.; RATELLE, C. F. Intrinsic and extrinsic motivation: a hierarchical model. In: DECI, E.L.; RYAN, R.M. (Org.). Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002, p.37-64.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; BLAIS, M. R.; BRIÈRE, N. M.; SENÉCAL, C.; VALLIÈRES, E. F. On the assessment of intrinsic, extrinsic and amotivation in education: evidence on the concurrent and construct validity of the Academic Motivation Scale. Educational and Psychological Measurement, v. 53, n. 1, p.159-172, 1993.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; KOESTNER, R. Reflections on self-determination theory. Canadian Psychology, v. 49, n. 1, p.257-262, 2008.

VALLERAND, R. J.; PELLETIER, L. G.; BLAIS, M. R.; BRIÈRE, N. M.; SENÉCAL, C.; VALLIÈRES, E. F. The Academic Motivation Scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, v. 52, n. 4, p.1003- 1017, 1992.

VANSTEENKISTE, M.; SOENENS, B.; VERSTUYF, J.; LENS, W. ‘What is the usefulness of your schoolwork?`: The differential effects of intrinsic and extrinsic goal framing on optima learning. Theory and Research in Education, v. 7, n. 2, p.155-163, 2009.

WILLIANS, G. C.; DECI, E. L. Internalization of biopsychosocial values by medical students: a test of self-determination theory. Journal of Personality and Social Psychology, v. 70, n. 4, p.767-779, 1996.

WILLIANS, G. C.; DECI, E. L. The importance of supporting autonomy in medical education. Annals of Internal Medicine, v. 129, n. 4, p.303-308, 1998.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Sobral, D. T. (2009). Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina. ETD - Educação Temática Digital, 10, 228–248. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp.943