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Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina
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Palavras-chave

Motivação. Monitoria. Avaliação da aprendizagem. Rendimento escolar. Escala de motivação acadêmica.

Como Citar

SOBRAL, Dejano Tavares. Padrão de motivação e desfechos de progresso acadêmico: estudo longitudinal com estudantes de medicina. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 228–248, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.943. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O propósito do estudo foi analisar a motivação educacional de estudantes de medicina em relação com indicadores de progresso acadêmico durante a graduação na Universidade de Brasília. A Escala de Motivação Acadêmica foi aplicada em turmas consecutivas ao total de 285 participantes no início do segundo ano. Foram analisados estatisticamente indicadores da Escala e suas correlações prospectivas com índices de rendimento acadêmico e realização de monitoria, e também diferenças nesses índices entre quatro grupos de configuração motivacional identificados em análise classificatória. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre motivação intrínseca e rendimento acadêmico, bem como entre realização de monitoria e combinação de motivação intrínseca e regulação externa. Grupos com orientação motivacional expressamente autônoma ou mista (autônoma e controlada) realizaram número significantemente maior de monitorias do que grupos com menor autodeterminação motivacional. Os achados são discutidos - a luz da teoria da autodeterminação - quanto aos aspectos de adaptação motivacional e de influências de transição da ambiência educacional. Concluindo, os resultados sugerem que indicadores de motivação caracterizados no início da graduação têm efeito preditivo pequeno, mas significante no desempenho acadêmico continuado e no exercício eletivo de monitoria. Esse desfecho eletivo diferiu significantemente entre estudantes com distintos perfis motivacionais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..943
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Referências

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