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Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior
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Palavras-chave

Autodeterminação. Auto-eficácia. Prática musical.

Como Citar

ARAÚJO, R. C. de; CAVALCANTI, C. R. P.; FIGUEIREDO, E. Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 249–272, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.944. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/944. Acesso em: 24 fev. 2024.

Resumo

Neste texto, são apresentados dois estudos sobre motivação e prática musical desenvolvidos no âmbito do ensino superior. Os estudos foram conduzidos por dois referenciais distintos: Crenças de Auto-Eficácia (Albert Bandura) e Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan). O delineamento metodológico para cada investigação foi o estudo de levantamento conduzido por meio de instrumentos de coleta de dados elaborados de acordo com cada referencial. A população investigada foram alunos de cursos superiores de música de uma instituição de ensino da cidade de Curitiba. Os resultados apontaram possibilidades de verificar o processo motivacional de alunos de cursos de música, a partir da observação de alguns aspectos como a) a confiança do discente nas próprias capacidades e suas crenças em produzir resultados; b) as ações intencionais que possam produzir mudanças; e c) os fatores que podem promovê-las. Buscou-se ao final do texto, enfatizar a observação desses aspectos por parte dos educadores, como meio de promover um processo de aprendizagem musical mais significativo e orientado. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..944
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