Banner Portal
Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior
PDF

Palavras-chave

Autodeterminação. Auto-eficácia. Prática musical.

Como Citar

ARAÚJO, Rosane Cardoso de; CAVALCANTI, Célia Regina Pires; FIGUEIREDO, Edson. Motivação para aprendizagem e prática musical: dois estudos no contexto do ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 249–272, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.944. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/944. Acesso em: 11 maio. 2024.

Resumo

Neste texto, são apresentados dois estudos sobre motivação e prática musical desenvolvidos no âmbito do ensino superior. Os estudos foram conduzidos por dois referenciais distintos: Crenças de Auto-Eficácia (Albert Bandura) e Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan). O delineamento metodológico para cada investigação foi o estudo de levantamento conduzido por meio de instrumentos de coleta de dados elaborados de acordo com cada referencial. A população investigada foram alunos de cursos superiores de música de uma instituição de ensino da cidade de Curitiba. Os resultados apontaram possibilidades de verificar o processo motivacional de alunos de cursos de música, a partir da observação de alguns aspectos como a) a confiança do discente nas próprias capacidades e suas crenças em produzir resultados; b) as ações intencionais que possam produzir mudanças; e c) os fatores que podem promovê-las. Buscou-se ao final do texto, enfatizar a observação desses aspectos por parte dos educadores, como meio de promover um processo de aprendizagem musical mais significativo e orientado. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..944
PDF

Referências

AZZI, R. G.; POLYDORO, S.A.J. Auto-eficácia proposta por Albert Bandura In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S.A.J. (Org.). Auto-eficácia em diferentes contextos. São Paulo, SP: Alínea, 2006. p. 9-24.

BANDURA, A. Guide for constructing self-efficacy scales. In: PAJARES, F.; URDAN, T. Self-efficacy beliefs of adolescents. [S. l.]: [s. n.], 2006. p.307-337. Disponível em: http://www.infoagepub.com/products/downloads/html>. Acesso em: 12 de maio de 2008.

BANDURA, A. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman, 1997.

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.

BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia e seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, E. ; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 116-133.

CSIKSZENTMIHALYI, M. A psicologia da felicidade. São Paulo, SP: Saraiva, 1992.

DA SILVA A. L.; SÁ, L. Saber estudar e estudar para saber. In: BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v.12, n.2, 1999.

DECI, E.L., RYAN, R.M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1985.

DECI, E.L. The "what" and "why" of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v.11, n.4, p.227-268, 2000

GALVÃO. A. Cognição, Emoção e Expertise Musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n.2, p.169-174, ago., 2006.

GUIMARÃES, S. É. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

GUIMARÃES, S. É. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.17, n.2, p. 143-150, 2004.

HALLAM, S. The Development of Metacognition in Musicians: Implications for Education. British Journal of Music Education, Cambridge, v.18, n.1, p.27-39, 2001.

ILARI, B. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 71-88, 2002.

McPHERSON, G.; McCORMICK, J. Self-efficacy and music performance. Psychology of music. v.34, n. 3, p.332-336, 2006.

PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R.G.; POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed Editora S. A., 2008. p. 97-114.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Auto-regulação: aspectos introdutórios. In: BANDURA; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed Editora S. A., 2008. p.149-164.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, Washington, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000a.

RYAN, R. M; DECI, E.L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, Maryland, v. 25, n.1, p. 54-67, 2000b.

SANTIAGO, P. A integração da prática deliberada e da prática informal no aprendizado da música instrumental. Per Musi, Belo Horizonte, n.13, p. 52-62, 2006.

SOUZA, L. F. N. I. S. Crenças de auto-eficácia matemática. In: AZZI, G. A.; POLYDORO, S. A. J. Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea, 2006. p.111-126

ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, issue 3, sept.1, 1989.

ZIMMERMAN, B. J.; CLEARY, T. J. Adolescents’development of personal agency: the role of self-efficacy beliefs and self- regulatory skill. In: PAJARES, F.; URDAN, T. Self-efficacy beliefs of adolescents. Greenwich, CT: Information Age Pubishing, 2006. p.45-69

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.