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Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental
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Palavras-chave

Motivação. Estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem. Intervenção psicopedagógica. Compreensão em leitura.

Como Citar

GOMES, M. A. M. Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 313–328, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.947. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/947. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender.

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..947
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