Banner Portal
Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Motivação. Estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem. Intervenção psicopedagógica. Compreensão em leitura.

Como Citar

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, p. 313–328, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10in.esp.947. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/947. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender.

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..947
PDF

Referências

BORMUTH, J. R. Cloze test readability: criterion reference scores. Journal of Educational Measurement, n. 5, p. 189-196, 1968.

BORUCHOVITCH, E. A autorregulação da aprendizagem e a escolarização inicial. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola. Petrópolis: Vozes, 2004. p.55-88.

BORUCHOVITCH, E. Avaliação psicoeducacional: desenvolvimento de instrumentos à luz da psicologia cognitiva na teoria do processamento da informação. Avaliação Psicológica, v.5, n.2. p.145-152, 2006.

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001. 183 p.

BROWN, R. L. Developing reading competence in university ESL classes. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE INSTITUTE OF LANGUAGE IN EDUCATION, 8., 1992, Hong Kong. Proceedings... Hong Kong: U.S. Department of Education; Institute of Education Sciences, 1992. (ED 368 169 – Microfilme).

COLL, C. et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success: a self management approach. London: LEA, 2000.

EATON, M. J.; DEMBO, M. H. Difference in the motivational beliefs of Asian American and non-asian students. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 1996, New York. Proceedings... New York: U.S. Department of Education; Institute of Education Sciences, 1996. (ED 403 534 – Microfilme).

FLAVELL, J. H.; MILLER, P.H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GOMES, M. A. M. Compreensão autorregulada em leitura: procedimentos de intervenção. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

GOMES, M. A. M.; BORUCHOVITCH, E. Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensão na leitura. Psicologia: Teoria & Pesquisa, v.21, n.3, p.319-326, 2005.

GUIMARÃES, S. E. R . Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula, e a organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta aprender. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.) A motivação do aluno. Petrópolis: Vozes, 2001. p.37-95.

GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n.2, p.143-150, 2004.

GUIMARÃES, S. E. R., BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. Estilos motivacionais de professores: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.19, n.1, p.17-24. 2003.

GUTHRIE, J. T. et al. Increasing reading comprehension and engagement through concept- oriented reading instruction. Journal of Educational Psychology, v.96, n.3, p.403-423, 2004.

JAKUBOWSKI, T. G.; DEMBO, M. H. Social cognitive factors associated with the academic self-regulation of undergraduate college students in a learning and study strategies course. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2002, New Orleans, L.A. Proceedings... New Orleans, L. A.: U.S. Department of Education; Institute of Education Sciences, 2002. (ED 465 335 – Microfilme).

MARTINI, M. L.; BORUCHOVITCH, E. A teoria da atribuição de causalidade: contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas: Alínea, 2004.

McCORMICK, C. B.; MILLER, G.; PRESSLEY, M. Cognitive strategy research from basic research to educational applications. Springer: Verlaq, 1989.

NEVES, E. R. C.; BORUCHOVITCH, E. A motivação de alunos no contexto da progressão continuada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.20, n.1, p.77-85, 2004.

POZO, J. I. Estratégias de aprendizagem. In: COLL, C. PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes médicas, 1995. (v.2).

PRESSLEY, M. et al. Cognitive strategy instruction that really improves children ́s academic performance. 2nd ed. Cambridge; Massachusetts: Brookline Books, 1995.

SCHMITT, M. C. Metacognitive strategy knowledge: comparison of former reading recovery children and their current classmates. Literacy Teaching and Learning, v.7, n.1/2, p.57-76, 2003.

SCHUNK, D. H.; RICE, J. M. Influency of reading comprehension strategy information on children’s self-efficacy and skills. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 73., 1992, San Francisco, CA. [Proceedings...] San Francisco: U.S. Department of Education; Institute of Education Sciences, 1992. (ED 403 534 – Microfilme).

SHAWAKER, P.; DEMBO, M. H. The effects of efficacy-building instruction on the use of learning strategies. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 1996, New York. [Proceedings...] U.S. Department of Education; Institute of Education Sciences, 1996. (ED 395 301 – Microfilme).

SHORT, E.; WEISSBERG-BENCHELL, J. A. The triple alliance for learning: cognition, metacognition and motivation. In: McCORMICK, C. B.; MILLER, G.; PRESSLEY, M. (Ed.). Cognitive strategy research: from basic research to educational applications. New York: Springer-Verlag, 1989. p.33-63.

SOUVIGNIER E.; MOKHLESGERAMI, J. Using self-regulation as a framework for implementing strategy instruction to foster reading comprehension. Learning and Instruction, n.16, p.57-71, 2006. Disponível em: www.elsevier.com/locate/learninstruc. Acesso em: 22 jul. 2006.

STERNBERG, R. J.; GRIGORENKO, E. L. Crianças rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem. Trad. M. F. Lopes. Porto Alegre: Artmed. 2003.

TAYLOR, W. L. Cloze procedure: a new tool for measuring. Readability. Journalism Quarterly, n.30, p.415-433, 1953.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.