Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental

Autores

  • Maria Aparecida Mezzalira Gomes Escola Superior de Educação Física de Jundiaí

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp..947

Palavras-chave:

Motivação. Estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem. Intervenção psicopedagógica. Compreensão em leitura.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Mezzalira Gomes, Escola Superior de Educação Física de Jundiaí

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Professora Titular em Psicologia da Educação da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, Membro do Conselho de Ética em pesquisa da mesma Instituição, Professora de Educação nos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí . Professora convidada do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM. Investiga sobre estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas e seus efeitos no desempenho dos estudantes.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Gomes, M. A. M. (2009). Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental. ETD - Educação Temática Digital, 10, 313–328. https://doi.org/10.20396/etd.v10in.esp.947

Edição

Seção

Relato de Experiência