Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora

Autores

  • Mônica Maria Barbosa Leiva de Luca Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.952

Palavras-chave:

Formação. Relação teoria-prática. Reflexão. Memória.

Resumo

No presente artigo procuro narrar como foi sendo constituída minha identidade de professora, a partir das lembranças, da minha história de estudante, do processo de formação vivido, das experiências que tive, até a reflexão sobre a realidade na qual me insiro atualmente, atuando como professora de ensino fundamental, na Escola Padre Francisco Silva da Rede Municipal de Campinas, desde 2003. A inserção nessa realidade rica e dinâmica promove inquietações, entre elas o questionamento sobre como a formação que temos na universidade não dá conta da complexidade dos processos vividos no cotidiano escolar, com crianças concretas, cada qual com suas especificidades, como o trabalho com a heterogeneidade, a auto-imagem dos grupos e das crianças, as relações interpessoais, a avaliação, o sistema seriado, os tempos, os limites e as possibilidades. Entrar na escola também implicou perceber que as possibilidades de atuação se ampliam, quando há o desejo pela mudança e o compromisso social das pessoas que integram os diferentes espaços coletivos da nossa escola, em realizar essa transformação. O processo de formação é continuo na relação com as crianças e nos diferentes espaços de reflexão coletiva que a gestão proporciona aos profissionais da educação em nossa escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Barbosa Leiva de Luca, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva

Pedagoga, Mestre em Educação, Professora do Ensino de 1ª à 4ª série da EMEF Padre Francisco Silva.

Referências

LIMA, Euvira Souza. Quando a criança não aprende a ler e a escrever. Palestra organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas para professores alfabetizadores, realizada em 30 mar. 2004.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2001.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Luca, M. M. B. L. de. (2009). Das memórias da infância aos desafios da sala de aula: como venho me constituindo professora. ETD - Educação Temática Digital, 7, 1–17. https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.952