Banner Portal
Apresentação: EaD, porque não?
PDF

Palavras-chave

Educação - Apresentação

Como Citar

SOUZA, R. M. de. Apresentação: EaD, porque não?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 1–9, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/973. Acesso em: 3 mar. 2024.

Resumo

Gostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas ou não, a presença do computador já é uma realidade. O governo uruguaio, para citar um caso que conheci de perto, já distribuiu pequenos notebooks à grande maioria das crianças matriculadas na rede pública de ensino: não é incomum se observar antenas wireless nas escolas, o que permite as crianças se conectarem a internet durante as aulas, nos intervalos ou enquanto esperam seus pais à porta do colégio. Acesso aberto sem censuras e sem controle. Eu mesma checava emails na porta de um desses colégios, mas não posso fazer isto (ainda) nas cantinas ou bibliotecas da UNICAMP usando meu laptop.


https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.973
PDF

Referências

LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Pérez (Org.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. Conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze, em 2 de março de 1972. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1997.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.