Apresentação: EaD, porque não?

Autores

  • Regina Maria de Souza Universidada Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.973

Palavras-chave:

Educação - Apresentação

Resumo

Gostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas ou não, a presença do computador já é uma realidade. O governo uruguaio, para citar um caso que conheci de perto, já distribuiu pequenos notebooks à grande maioria das crianças matriculadas na rede pública de ensino: não é incomum se observar antenas wireless nas escolas, o que permite as crianças se conectarem a internet durante as aulas, nos intervalos ou enquanto esperam seus pais à porta do colégio. Acesso aberto sem censuras e sem controle. Eu mesma checava emails na porta de um desses colégios, mas não posso fazer isto (ainda) nas cantinas ou bibliotecas da UNICAMP usando meu laptop.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria de Souza, Universidada Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional (abordagem psicanalítica), Lingüística e Filosofia (Michel Foucault) atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão/exclusão; educação bilingüe; língua e identidade, lingua de sinais, educação de surdos.

Referências

LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Pérez (Org.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. Conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze, em 2 de março de 1972. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1997.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Souza, R. M. de. (2009). Apresentação: EaD, porque não?. ETD - Educação Temática Digital, 10(2), 1–9. https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.973

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>