Resumo
Gostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas ou não, a presença do computador já é uma realidade. O governo uruguaio, para citar um caso que conheci de perto, já distribuiu pequenos notebooks à grande maioria das crianças matriculadas na rede pública de ensino: não é incomum se observar antenas wireless nas escolas, o que permite as crianças se conectarem a internet durante as aulas, nos intervalos ou enquanto esperam seus pais à porta do colégio. Acesso aberto sem censuras e sem controle. Eu mesma checava emails na porta de um desses colégios, mas não posso fazer isto (ainda) nas cantinas ou bibliotecas da UNICAMP usando meu laptop.
Referências
LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Pérez (Org.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.
DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. Conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze, em 2 de março de 1972. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1997.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.