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Ensino superior público e as novas políticas de expansão e de inclusão: o Programa UNIVESP
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Palavras-chave

Educação superior. Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino presencial. UNIVESP.

Como Citar

VOGT, Carlos. Ensino superior público e as novas políticas de expansão e de inclusão: o Programa UNIVESP. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 1–15, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.974. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/974. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, a importância da educação superior como forma de produção de conhecimento e de profissionalização tem se intensificado. Tendo consolidado o funcionamento desse sistema, as políticas do Estado de São Paulo voltadas para a área de ensino superior tem investido em programas de expansão do ensino superior para ampliar o número de vagas oferecidas e de ampliar sua distribuição geográfica. Diante dos limites físicos de expansão do ensino superior público paulista emerge a proposta do ensino virtual - uma concepção de educação que ultrapassa os limites geográficos – por meio do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. O programa, como abordado no presente artigo, amplia o número de vagas nas três universidades públicas paulistas – USP, UNICAMP E UNESP – utilizando metodologia inovadora, que associa o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação às práticas tradicionais do ensino presencial, o que permite uma grande qualidade na formação dos alunos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.974
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Referências

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