Banner Portal
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
PDF

Palavras-chave

Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.

Como Citar

SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 16–36, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975. Acesso em: 25 jun. 2024.

Resumo

O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.975
PDF

Referências

ALONSO, K. M. Formação de professores em exercício, educação a distância e a consolidação de um projeto de formação: o caso da UFMT. 2005. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005

BELLONI, M. L. Educação a distância. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

FÉTIZON, B. A. M.; MINTO, C.A. Ensino à distância: equívocos, legislação e defesa da formação presencial. Universidade e Sociedade, n. 39, p. 93-105, fev. 2007.

GARCIA, D. J.; SCHLÜNZEN, E .T. M., SCHLÜNZEN JÚNIOR, K. Afetividade e emoção: isso é possível a distância? In: VALENTE, J. A. V.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo, SP: Editora Avercamp, p. 183-192, 2007.

MORAN, J. M. Avaliação do ensino superior a distância no Brasil. Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/avaliação.htm. Acesso em: dez.2008.

NEVES, C. M. C. Referenciais de qualidade para cursos a distância. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação a Distância, 2003.

PALMA FILHO, J. C. (Org.). Pedagogia cidadã: uma nova prática na formação do educador. São Paulo, SP: Prograd – Unesp. 2007.

PINHO, S. Z. et al. Oficina de estudos pedagógicos: uma proposta de formação contínua para professores universitários. In: PINHO, S. Z. (Org.). Oficinas de estudos pedagógicos: reflexões sobre a prática do ensino superior. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2008. p. 9-27.

PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. Educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. (Org.), Educação a distancia: fundamentos e prática. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 2002.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; TERÇARIOL, A. A. L. Fundamentos pedagógicos para a formação em serviço nos cursos de graduação do Programa Pró- Licenciatura. Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância - MEC, 2006.

SCHLÜNZEN, E. T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. 240 fl. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 2000.

SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo, SP: Loyola, 2003.

TAVARES-SILVA, T. Mediação pedagógica nos ambientes telemáticos como recurso de expressão das interações e da construção do conhecimento. 2003. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.7, n.12, fev.2003. p. 139-142,

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo, SP: Avercamp, 2007.

VALENTE, J. A. (Org.). O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.