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Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
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Palavras-chave

Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.

Como Citar

SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 16–36, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.975
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