Banner Portal
Educação a distância: algumas questões
PDF

Palavras-chave

Presença. Distância. Sintoma social. Encontro. Centrado no aluno.

Como Citar

VOLTOLINI, R. Educação a distância: algumas questões. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 123–139, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/981. Acesso em: 26 set. 2023.

Resumo

Neste texto trabalhamos, segundo a psicanálise, os aspectos da presença-distância e o de centralização no aluno, inerentes ao processo de educação a distância. O interesse é o de abordar a inserção da educação a distância no contexto mais amplo, que a torna uma alternativa de destaque para a educação, em consonância com o sintoma social atual, legível pela fórmula lacaniana do Discurso do Capitalista. Destacando desta fórmula o que ela permite ler acerca da relação de primazia do sujeito sobre o objeto, característica de nossa época, procuramos entender como o apoio imprescindível que a EAD realiza sobre os objetos tecnológicos, capazes de lhe dar a dignidade que ela alcançou nos dias atuais, reflete sua consonância com este sintoma social. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.981
PDF

Referências

CLAVREUL, J. A ordem médica: poder e impotência do discurso médico. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1983.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago Editora, 1996. (v.21)

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2. ed. Londres: Routledge, 1991.

LACAN, J. O seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: J.Z.E., 1998.

NUNES, I. B. Noções de educação a distância. Disponível em: http://www.rautu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view-3. Acesso em: 17 dez. 2008

POMMIER, G. Freud apolítico? Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ZIZEK, S. Eles não sabem o que fazem. O sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.