Resumo
O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ALMEIDA, M. E. B; PRADO, M. E. B. B. (2007). Design educacional contextualizado na formação continuada de educadores com suporte em ambientes virtuais. In: V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, Braga, 2007. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challanges, 2007. Braga: Universidade de Minho, 2007
ALMEIDA, M. E. B. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes e tecendo a rede. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: NIED-UNICAMP, 2002. p. 71-90.
ALMOULOUD, S. L’ Ordinateur, outil d’aide à l’apprentissage de la démonstration et de traitement de donnés didactiques. 1997. 294 fl. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Université de Rennes I, Rennes, 1997.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
NEVADO, R. A. Espaços interativos de construção de possíveis: uma modalidade de formação de professores. 2001. 232 fl. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PAPERT, S. Computer Criticism vs. Technocentrism. Epistemology and Learning, Massachusetts CA., n.1, nov.1990.
PAPERT, S. (1985). Logo: computadores e educação. São Paulo, SP: Brasiliense.
PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M.C. (Org.) Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: NIED-UNICAMP, 2002. p. 27-50.
PRADO, M. E. B. B. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
PRADO, M. E. B. B.; MARTINS, M. C. A mediação pedagógica em propostas de formação continuada de professores em informática na educação. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DIST NCIA DA ABED. Brasília, 2001. Anais eletrônicos... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: <http://www.abed.org.br>. Acesso em: jan.2009.
PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M.C. (Org.) Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: NIED-UNICAMP, 2002. p. 27-50.
SCHÖN, D. A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 77-91.
SCHÖN, D. A. The reflective practitioner – how professionals think in action. New York: Basic Books, Inc., Publishers, 1983.
VALENTE, J. A. Educação a distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: MAIA, C. (Coord.). ead.br: educação a distância no Brasil na era da internet. São Paulo, SP: Anhembi Morumbi, 2000. p. 97-122.
VALENTE, J. A.; PRADO, M.E.B.B.; ALMEIDA, M. E. B. Formação de educadores a distância via internet. São Paulo, SP: Avercamp, 2003.
VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-UNICAMP, 1999.
ZEICHNER, K.; LISTON, D. P. Reflective teaching: an introduction. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1996.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.