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Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
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Palavras-chave

Formação de professores online. Avaliação.

Como Citar

COLLINS, Heloisa; GARCIA, Ana Luiza Marcondes. Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 330–354, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i2.992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992. Acesso em: 8 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i2.992
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