Banner Portal
Reflexões contemporâneas para as altas habilidades/superdotação
PDF

Palavras-chave

Altas habilidades/superdotação. Globalização. Diversidade.

Como Citar

DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; FREITAS, Soraia Napoleão. Reflexões contemporâneas para as altas habilidades/superdotação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 105–113, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1018. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Cientes das transformações tecnológicas e científicas da atualidade sob influência da globalização, investigações científicas quanto à temática das altas habilidades/superdotação se mostram necessárias e essenciais, em uma ênfase a diversidade. O presente estudo tem por objetivo evidenciar, desta forma, reflexões contemporâneas com bases em pesquisas na área, de modo a estabelecer uma relação entre algumas das prioridades no conhecimento formal e as metas a ampliação de oportunidades para tais sujeitos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1018
PDF

Referências

ADORNO, T. Dialectica Negativa. Madri: Taurus, 1975.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.

BROWN, P.; GREEN, A.; LAUDER, H. High Skills: Globalization, Competitiveness, and Skill Formation. Estados Unidos: Oxford University Press, 2001

CLAPARÈDE, E. A educação funcional. São Paulo: Nacional, 1958.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HELENA ANTIPOFF. A Educação do Bem-dotado. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, 1992.

COLANGELO, N.; DAVIS, G. (Orgs.). Handbook of gifted education. Boston: Allyn and Bacon, 1997.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

JAMESON, F. Postmodernism: or the cultural logic of late capitalism. In.: HARVEY, D. A condição pós-moderna - uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

KASEFF, L. Educação dos super-normaes: como formar as elites nas democracias. Rio de Janeiro: J. R. de Oliveira & Cia., 1931.

LIB NEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. O.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARQUES, M. O. Pedagogia: a ciência do educador. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

MASSEY, D. Making spaces, or, geography is political too. Soundings, Issue 1, 1995, p. 193-208.

MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa – América, 1984.

RENZULLI, J. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, Porto Alegre – RS, n.1, ano XXVII, p.75-131, jan./abr. 2004. Trad. de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez.

RENZULLI, J.; REIS, S. The Schoolwide enrichment model: a comprehensive plan for the development of creative productivity. In.: COLANGELO, N.; DAVIS, G. (Orgs.). Handbook of gifted education. Boston: Allyn and Bacon, 1997.

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.