Banner Portal
Semi-formação e formação cultural
PDF

Palavras-chave

Educação. Cultura. Formação cultural (bildung). Semiformação (halbbildung).

Como Citar

JAEHN, Lisete. Semi-formação e formação cultural. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 114–132, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1019. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto se propõe a pensar a condição da formação humana a partir das idéias de formação cultural (Bildung) e de semiformação (Halbbildung) em Theodor W. Adorno, procurando-se mostrar a sua produtividade na análise da problemática educacional contemporânea. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1019
PDF

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ADORNO, T. L. W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. L. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

ADORNO, T. L. W. Teoria da semicultura. Trad. De Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. Moura Abreu. In: Educação e Sociedade: revista quadrimestral de ciência da educação, , Campinas, n. 56, ano XVII, dez. 1996, p. 388-411.

DALBOSCO, C. A. Problemas de atualidade da teoria crítica? Indústria educacional hoje. Piracicaba, 2006. (mimeo).

GUR-ZÉEV, I. Formação e a teoria crítica diante da educação pós-moderna. [S.n.t.]. Disponível em: http://geocities.yahoo.com.br/aulavirtualedemocracia/formação.htm. Acesso em 19 fev. 2006.

HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. In: Adorno, Horkheimer, Benjamim, Habermas. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

HOYER, Timo. Medo da maioridade ou como foi justificada a restrição à formação. In: DALBOSCO, C. A.; FLICKINGER, H. G. (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. Da Universidade de Passo Fundo, 2005. p. 180-206.

JAEHN, L. Educação e Emancipação em Adorno. Passo Fundo: UPF Editora, 2005.

VON-ZUBEM, N. A. A filosofia e a condição humana. Pro-Posições, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação, Campinas, v. 4, n. 3, p. 7-21, 1996.

ZUIN, A. Á. S.; PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.