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Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório
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Palavras-chave

Bibliotecas escolares – Redes. Biblioteca escolares digitais. Internet na educação. Rede do conhecimento. Sociedade da informação.

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino. Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 250–251, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 (quatro) escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, a investigação não se finaliza aqui, representa apenas uma etapa concluída de um estudo mais amplo, onde a metodologia apresentada poderá ser estendida e aplicada em escolas públicas, deficientes de bibliotecas escolares presenciais. O compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professore e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje.

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