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A escola na mídia: entre inovações e controles
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Palavras-chave

Escola. Mídia. Violência escolar. Novas tecnologias. Vigilância. Controle.

Como Citar

ROCHA, Cristianne Maria Farmer. A escola na mídia: entre inovações e controles. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 126–148, 2009. DOI: 10.20396/etd.v9i0.1048. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1048. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia – particularmente aquela impressa –, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada). 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1048
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