Banner Portal
Fragmentos de um museu
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação

How to Cite

BARÃO, Cristina de Carvalho. Fragmentos de um museu. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 291–301, 2009. DOI: 10.20396/etd.v9i0.1060. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1060. Acesso em: 15 may. 2024.

Abstract

Fragmentos. Extratos. Museu inabitado. Escola e espaços não-escolares. Cirandas cheias de brumas e concretudes à espera de outros tempos/espaços, com professoras, alunos e público. No parque, no museu. Às vezes é preciso usar a lupa, o binóculo, limpar os olhos e os óculos e (re)colocá-los para enxergar o que já é conhecido, (re)ver os caminhos já percorridos, deixar que as coisas e os espaços possam também se expressar.

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1060
PDF (Português (Brasil))

References

BRADLEY, Z. M. As Brumas de Avalon (Livro 1 – “A Senhora da Magia”). Tradução de Waltensir Dutra. Imago Editora LTDA, RJ, 1982.

COSTA, M. V. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

FAHL, D. D. Marcas do ensino escolar de ciências presentes em museus e centros de ciências. 2003. 201 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre Terceiro setor. São Paulo, Cortez, 1999.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros Sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: UNESP, 2000.

PLACER, F. G. O outro hoje: uma ausência permanentemente presente. In: LARROSSA, J. e SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

RENNÓ, R. Arquivo universal. Rio de Janeiro: Cosac & Naif, 2005.

VILELA, E. Corpos Inabitáveis. Errância, filosofia e memória. In: LARROSSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.