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Concepções de alunos do curso de psicopedagogia a respeito das dificuldades de aprendizagem
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Palavras-chave

Concepções de psicopedagogos. Dificuldades de aprendizagem. Psicopedagogia.

Como Citar

GUIMARÃES, Karina Perez; SARAVALI, Eliane Giachetto. Concepções de alunos do curso de psicopedagogia a respeito das dificuldades de aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 192–211, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1116. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1116. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa que investiga as idéias e concepções de psicopedagogos e pedagogos em relação às dificuldades de aprendizagem. Analisamos aqui as respostas de estudantes dos cursos de Psicopedagogia de instituições particulares do interior do estado de São Paulo e Minas Gerais. Foram selecionados aleatoriamente estudantes que estavam no início, no meio e no final do curso de especialização, totalizando 52 sujeitos participantes da pesquisa. Todos os sujeitos responderam a um questionário contendo nove questões discursivas. Apresentaremos aqui os dados referentes a três delas: 1) O que é dificuldade de aprendizagem; 2) Em que momento você julga necessário encaminhar um aluno para atendimento especializado? 3) Você já encontrou em sua prática alunos com dificuldades de aprendizagem? Se sim, emita um parecer sobre uma criança, seu aluno, que apresentou dificuldade. Se não, explique hipoteticamente. Os dados obtidos a partir das respostas foram categorizados segundo a análise de conteúdo e análise estatística simples. Os principais resultados indicam que 56% dos futuros psicopedagogos acreditam que a dificuldade de aprendizagem refere-se sempre e somente a uma incapacidade do sujeito que não aprende; 46% sentem-se incapazes diante do quadro de um aluno que não aprende e não sabem intervir, necessitando recorrer a atendimentos especializados e 33% descrevem alunos com dificuldades de aprendizagem como aqueles que possuem problemas relacionados aos conteúdos abordados em sala de aula, principalmente matemática e leitura e escrita. Estes dados iniciais apresentam as idéias e concepções que futuros profissionais têm e chamam a atenção para a importância da discussão destes temas nos cursos de formação de psicopedagogos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1116
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