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Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível?
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Palavras-chave

Palavras-chave ações afirmativas. Integração. Preconceito. Racismo.

Como Citar

BONILHA, Tamyris Proenca. Ações afirmativas e integração do negro no ensino superior: uma relação possível?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 152–167, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1171. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Dados estatísticos e pesquisas acadêmicas apontam que a trajetória escolar do sujeito negro é significativamente mais acidentada que a do sujeito branco. Dentre os elementos que legitimam tal quadro de desigualdade social se destaca a discriminação racial. O presente artigo discute a integração do aluno negro na universidade, quando seu ingresso é facilitado por um programa de ação afirmativa, a qual visa assegurar o acesso de sujeitos negros a posições estratégicas na sociedade, tal como no ensino superior. Essa discussão é fruto de uma pesquisa de iniciação científica – realizada na Universidade Estadual de Campinas com alunos negros e brancos, beneficiados pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) – que teve como objetivo identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante negro no contexto universitário e analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1171
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