Resumo
Não é incomum aos estudantes resistir às indicações ou às teses ensinadas por seus professores. Esse artigo usa a teoria do afeto presente no trabalho de Sylvan Tomkins para entender a descrição Bioniana da característica humana do “desejo de não saber”. Eu defendo que experiências culturais de vergonha e indignação tragam à baila respostas que restringem e atacam as possibilidades de pensamento cognitivo. Experiências de sala de aula que apelem para exigências de “sagacidade” deveriam prever o fator biológico das resistências e buscar formas de engajamento que respondam a tais resistências através de forças emocionais, ao invés de intelectuais.
Referências
BION, W.R. Attacks on linking. International Journal of Psycho-Analysis, v. 40, 1959.
BION, W.R. A theory of thinking. Second Thoughts: Selected Papers on Psychoanalysis. London: Karnac Books, pp. 306–310, 1962b.
BION, W.R. Learning from experience. London: Seven Servants, 1962a.
CURTIS, V.; BIRAN, A. Dirt, disgust and disease: is hygiene in our genes? Perspectives in Biology and Medicine, v. 44, p. 17-31, 2001.
EKMAN, P.; FRIESEN, W. A pan-cultural facial expression of emotion. Motivation and Emotion. v. 10, p. 159-167, 1986.
FREUD, S. Instincts and their vicissitudes. EKMAN, P. Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. London: The Hogarth Press, 1915. p. 104-140. (v. 7).
EKMAN, P. Totem and taboo. EKMAN, P. Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. London: The Hogarth Press, 1913. v. 13, p. 1-255
KELLY, V. A primer of affect psychology. Disponível em: www.tomkins.org/Affect_Script_Psyc.html.
KLEIN, M. The psycho-analysis of children. London: Hogarth Press, 1932.
MATHIESSEN, P. Shadow country. Modern Library: New York, 2008.
SEDGWICK, E. Shame and its sisters. Durham: Duke University Press, 1995.
SEDGWICK, E. Touching feeling. Durham: Duke University Press, 2003.
SCHEFF, T.; RETZINGER, S. Violence and emotions. Lexington, Mass: Lexington Books, l991..
THE TEN PLANKS. 2006. Disponível em: www.criminalgovernment.com/docs/planks.html
TOMKINS, S. S. Affect, imagery, consciousness: the positive affects. New York: Springer, 1962. (v. 1).
TOMKINS, S. S. Affect, imagery, consciousness: the negative affects. New York: Springer, 1963. (v.2).
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.