Banner Portal
Comentário sobre alcorn & massé: pedagogia problemática
PDF

Palavras-chave

Pedagogia profunda. Pedagogia do inconsciente. Psicanálise. Recusa. Resistência. Profissão impossível.

Como Citar

O’LOUGHLIN, Michael. Comentário sobre alcorn & massé: pedagogia problemática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 252–257, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1178. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1178. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Respondendo aos artigos de Michelle Massé and Marshall Alcorn, começo por argumentar pela necessidade de se reconhecer a ignorância como performativa, ao invés de meramente ilustrativa da resistência do aluno em algum sentido patológico. Eu, então, exploro a noção Lacaniana de que os professores desenvolvem suposições imaginárias sobre a falta em seus alunos e que essas suposições dão suporte para que sejam resgatadas, entre os professores, fantasias que são relacionadas a sustentar suas próprias demandas inconscientes por gratificações narcísicas e por amor. Eu concluo mostrando como essas ideias ressoam na minha autobiografia, como professor, bem como nas ideias-chave dos dois artigos em discussão; e saúdo ambos os autores por propiciarem uma valiosa discussão sobre o ensino como uma “profissão impossível”.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1178
PDF

Referências

BRITZMAN, D. The very thought of education: psychoanalysis and the impossible profession. Albany, N.Y.: SUNY Press, 2009.

FELMAN, S. Psychoanalysis and education: teaching terminable and interminable. In: FELMAN, S. Jacuqes Lacan and the adventure of insight. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1987.

FREIRE, P. Education for critical consciousness. New York: Continuum, 1969.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 1970.

FREUD, S. Observations of transference love. In: FREUD, S. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. New York: Basic Books, 1958. p. 159-172, 1958. (v. 12).

FREUD, S. Observations of transference love. In: FREUD, S. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud, New York: Basic Books, 1961. p. 59-145, 1961. (v. 21).

HOPPER, E. (Ed.). Trauma and organizations: new international library of group analysis series. London: Karnac. (2011).

LACAN, J. The seminar of Jacques Lacan; book 7: the ethics of psychoanalysis, 1959-1960. Transl. D. Porter. New York; London: Norton, 1992.

NAVIA, L. Diogenes the cynic. New York: Humanity Books, 2005.

O‟LOUGHLIN, M. Commentary on Scanlan & Adlam: [anti?] social critics: Mangy curs or pesky gadflies? Group Analysis, v. 44, n. 2, p. 149-154, 2011a.

FREUD, S. The subject of childhood. New York: Peter Lang Publishing, 2009.

FREUD, S. Ghostly presences in children‟s lives: Toward a psychoanalysis of the social. In: O‟LOUGHLIN, M.; JOHNSON, R. (Ed.). Imagining children otherwise: theoretical and critical perspectives on childhood subjectivity. New York: Peter Lang Publishing, 2010.

FREUD, S. Trauma trails from Ireland‟s Great Hunger: A psychoanalytic inquiry. In: WILLOCK, B.; CURTIS, R.; BOHM, L. (Ed.). Loneliness and longing: psychoanalytic reflections. New York: Routledge, 2011b.

O‟LOUGHLIN, M.; JOHNSON, R. (Ed.). Imagining children otherwise: theoretical and critical perspectives on childhood subjectivity. New York: Peter Lang Publishing, 2010.

RANCIÈRE, J. The ignorant schoolmaster: five lessons in intellectual emancipation. Stanford: Stanford University Press, 1992.

SCANLON, C.; ADLAM, J. Defacing the currency?: A group-analytic appreciation of homelessness, dangerousness, disorder and other inarticulate speech of the heart. Group Analysis, v. 44, n.2, p. 131-148, 2011.

VANHEULE, S. Caring and its impossibilities: a lacanian perspective. Organisational & Social Dynamics, v. 2, p. 264-284, 2002.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.