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Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online
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Palavras-chave

Educação on-line. Mediação pedagógica. Interação. Experiência educacional.

Como Citar

SCHNITMAN, Ivana Maria. Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 287–314, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1214. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1214
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