Banner Portal
The emerging paradigm of education: the teacher as a mediator of emotions
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação. Paradigma emergente. Emoções.

How to Cite

ARRUDA, Marina Patricio. The emerging paradigm of education: the teacher as a mediator of emotions. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 290–303, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1235. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1235. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

Este ensaio tem como propósito refletir e atualizar o conceito de mediação que, minado por incertezas e opacidade, requer um novo exercício de compreensão, de modo a favorecer a renovação da nossa capacidade de agir e educar. Mais do que qualquer outra estratégia de ação, caberá ao professor assumir-se como mediador de emoções num mundo cujas relações sociais se apresentam cada vez mais complexas.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1235
PDF (Português (Brasil))

References

AM NCIO, Cristhiane. Educação popular e intervenção comunitária: contribuições para a reflexão sobre empoderamento. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPEd, 2004

ARDOINO, Jacques. La implicacion: se former. Lyon, 1992.

ARRUDA, Marina Patrício et al . Educação permanente: uma estratégia metodológica para os professores da saúde. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 4, dez. 2008. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 06 nov. 2011.

ASSMANN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000.

BAKHTIN, Mikail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, SP: Hucitec, 1992.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, SP: Cultrix, 1996.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo, SP: Cultrix, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987. p. 79.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986, p. 117.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas; São Paulo, SP: Papirus, 1999.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo, SP: UNESP, 2000.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco Garcia J. De máquinas e seres vivos: autopoiése: a organização do vivo. 3. ed. Trad. Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 2. ed. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 1998.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

MORIN, Edgar. et al. Educar na era planetária. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar. Por uma Reforma do Pensamento. Tradução Marcia Cavalcanti Ribas. In: PENA-VEJA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do (Org.). O pensar complexo Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 1999.

PRIGOGINE, Ilya. Entre o tempo e a eternidade. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2000.

SCHNITMAN, Dora Fried. Novos paradigmas em mediação. Trad. Marcos AG Domingues e Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Art Med, 1999.

SCHNITMAN, Dora; LITTLEJOHN, Stephen. Novos paradigmas em mediação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.