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Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia
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Palavras-chave

Filosofia. Diferença (Filosofia). Conceito. Aprendizagem. Afeto.

Como Citar

GRISOTTO, Américo. Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 179–198, 2010. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1246. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1246. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Aventurar-se no pensamento em filosofia não depende, a princípio, do uso necessário dos arsenais da razão. Antes, seria necessário lançar-se em seus domínios e ficar à espreita dos seus acontecimentos. Somente quando esses ocorrerem teremos como distinguir os que coincidem enormemente com o que já fazemos e pensamos, e os que trazem o novo. Talvez aí, de fato, algum empenho tenha sentido. Assim, ao me deparar com os escritos da filosofia da diferença, de maneira especial com os de Deleuze, Guattari e Foucault, foi possível deslocar a minha prática docente em filosofia dos moldes da filosofia maior e vislumbrar a filosofia em sua menoridade. Aliás, pelo inusitado dos acontecimentos que atravessam nossas salas de aula, penso que seja possível sugerir aos alunosque inventem suas próprias regras de fazer filosofia, segundo uma nova maneira de confecção, um novo estilo que lhes seja próprio, ou seja, que tomem os autores da história do pensamento como matéria de entretimento, por meio de novas composições que não aquelas que os textos filosóficos já oferecem; que selecionem autores que endossam aquilo em que pensam, fazendo uso intensivo deles; que traiam os autores, respeitando-os o máximo, sem reproduzi-los.


 

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1246
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