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Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?
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Palavras-chave

Educação escolar. Negritude. Filmes

Como Citar

TERUYA, Teresa Kazuko; FELIPE, Delton Aparecido. Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 145–160, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1299. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1299. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem o cumprimento Lei 10.639/2003 para educação étnico-racial. Para problematizar a educação da negritude no Brasil este artigo discute a seguinte questão: Quais são as potencialidades das narrativas fílmicas na sala de aula para o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana? Para isso apresentamos dados coletados junto a um grupo de docentes que freqüentaram o curso de extensão realizado no decorrer de 2008 intitulado: O cinema no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Os resultados indicam a existência do potencial pedagógico da filmografia, mesmo que os/as docentes não saibam explorar as narrativas fílmicas que ajudem seus alunos/alunas a visualizarem o “outro”. Concluímos que a utilização de filmes como fonte de estudo ou como ferramenta pedagógica, exige uma ação pedagógica critica de decodificação, interpretação e desconstrução das narrativas fílmicas para perceber o registro das ações humanas representadas na tela.
https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1299
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