Banner Portal
Por um envolvimento na educação ambiental
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação ambiental. Sustentabilidade ambiental. Sistematização de experiências.

How to Cite

VIEIRA, Fabio Pessoa. Por um envolvimento na educação ambiental. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 395–407, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1305. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1305. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

O estudo por um outro envolvimento na educação ambiental é uma perspectiva de envolver-se epistemologicamente com uma outra possibilidade de construção das relações ambientais, no processo ensino aprendizagem, tendo como caminho compreender a relação do homem com o meio ambiente e as suas formas de produções territoriais, tendo como ponto deflagrador para tal o envolvimento com o lugar. Este ‘envolvimento’ é construído como uma perspectiva crítica à sociedade moderno cientificista e à sua concepção de desenvolvimento que implica na degradação do meio ambiente. Assim, pensar um outro envolvimento na educação ambiental é compreender, que existe uma diversidades de sustentabilidades construídas como produto das experiências humanas a partir da relação de intimidade e de envolvimento com que determinadas comunidades possuem com o lugar e com o meio ambiente. Desta maneira a perspectiva que se buscará neste estudo é de construir outras possibilidades de se compreender o desenvolvimento sustentável, na educação ambiental, destacando a possibilidade de se pensar esta educação, a partir de um diálogo de saberes, da percepção e das experiências de diversos grupos sociais que em diferentes espaços produzem territorialidades construídas a partir do envolvimento com o lugar.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1305
PDF (Português (Brasil))

References

BURNHAM, Teresinha Fróes; FAGUNDES, Norma Carapiá. Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo. Revista da FACED, Salvador, n.5, 2001.

FEYERABEND, Paul. A conquista da abundância: uma história da abstração versus a riqueza do ser. Tradução de Cecilia Prada e Marcelo Rouanet. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais, Campinas, SP: Papirus, 2004.

HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo. Anais do... São Paulo, SP: USP, 2005, p.6774-6792.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n.19, p.20-28, 2002.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

NOGUEIRA, Carlos Ernesto; VEIGA-NETO, Alfredo. Conhecimento e saber apontamentos para os estudos de currículo. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. 5.ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: EdUEL, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo, SP: EDUSP, 2006.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.