Banner Portal
Percepção dos estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas
PDF

Palavras-chave

Conservação. Educação ambiental. Projeto TAMAR.

Como Citar

CARDOSO, Cibele da Costa; MARINHO, Julio Cesar Bresolin; TRIGO, Cariane Campos. Percepção dos estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 440–457, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1308. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a percepção, a respeito das tartarugas marinhas, dos estudantes que visitaram as bases do TAMAR, nas cidades de Florianópolis e Ubatuba.  A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a visitação de alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, nas duas bases. Cento e vinte questionários foram respondidos. Percebemos que o programa de educação ambiental nos Centros de Visitantes do Projeto TAMAR é eficiente, visto que a maioria dos discentes conseguia responder aos questionamentos após a visita. Porém, alguns temas poderiam ser mais enfatizados. Os alunos que possuíam uma percepção maior anteriormente à visita, foram os de Ubatuba, pelo fato do Projeto estar há mais de 20 anos na cidade, o que permite aos estudantes maior familiaridade com as questões relacionadas ao tema, e por terem visitado o projeto mais de uma vez.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1308
PDF

Referências

ANTUNIASSI, Maria Helena. Educação ambiental e democracia. São Paulo, SP: Gaia, 1995.

BEZERRA, Tatiana Marcela de Oliveira; FELICIANO, Ana Lícia Patriota; ALVES, ngelo Giuseppe Chaves. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife-PE. Biotemas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p.147-160, mar. 2008.

CARVALHO, Luiz Marcelo de et al. Enfoque pedagógico: conceitos, valores e participação política. In: TRAJBER, Rachel; MANZOCHI, Lúcia Helena (Org.). Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais impressos. São Paulo, SP: Gaia, 1996. p.77-120.

DAYRELL, Juarez. Escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. p. 136-161.

DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação da aprendizagem na educação ambiental: uma relação muito delicada. In: SANTOS, José Eduardo dos; SATO, Michèle (Org.). A contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos: Rima, 2001. p. 531-556.

FERREIRA, Luiz Fernando; COUTINHO, Maria do Carmo B. Educação ambiental em estudos do meio: a experiência do bioma educação ambiental. In: SERRANO, C. (Org.). A educação pelas pedras. São Paulo: Chronos, 2000. p. 71-188.

GUSMÃO, Juliana; SCHLINDWEIN, Marcelo. Tartarugas Marinhas (Testudine: Cheloniidae): espécie-bandeira como ferramenta para conservação em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. In: JORNADA SOBRE TARTARUGAS MARINHAS DO ATL NTICO SUL OCIDENTAL, 5., 2011, Florianópolis. Anais da... Florianópolis: ASO, 2011. p. 214-217.

IUCN - RED LIST. Disponível em: http://www.iucnredlist.org. Acesso em: 11 nov. 2011.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, n. 118, 189-205, mar. 2003.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo, SP: EDUSP, 2008.

MACEDO, Gustavo Rodamilans et al. Ingestão de resíduos antropogênicos por tartarugas marinhas no litoral norte do estado da Bahia, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 1, p. 1938-1943, nov. 2011.

MACHADO, Julia Teixeira. Um estudo diagnóstico da Educação Ambiental nas Escolas do Ensino Fundamental do Município de Piracicaba/SP. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 4., 2008, Brasília. Anais do... Brasília, DF: ANPPAS, 2008.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MARCOVALDI, Maria ngela; MARCOVALDI, Guy Marie Fabio Guagni Dei. Marine turtles of Brazil: the history and structure of Projeto TAMAR-IBAMA. Biological Conservation, Washington, n. 91, p. 35-41, 1999.

MARCOVALDI, Maria ngela et al. Projeto TAMAR IBAMA: Twenty-five years protecting Brazilian sea turtles through a community-based conservation programme. Marit Stud, n. 3, v. 2, p. 39–62, 2005.

MARCOVALDI, Maria ngela et al. (Org.). Plano de Ação Nacional para Conservação das Tartarugas Marinhas. 25.ed. Brasília, DF: ICMBio, 2011. 120p.

MARTINHO, Luciana Rodrigues; TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini. Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental. Ciên. Educ., Bauru, v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.

MEDINA, Naná Mininni. Formação de multiplicadores para educação ambiental. In: PEDRINI, Alexandre Gusmão (Org.). O contrato social da ciência, unindo saberes em educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.

MENEGAT, Rualdo; ALMEIDA, Gerson. Desenvolvimento sustentável, participação popular e conhecimento: a gestão ambiental urbana em Porto Alegre. In: MENEGAT, Rualdo; ALMEIDA, Gerson (Org.). Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades: estratégias a partir de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004.

PALMA, Ivone Rodrigues. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

PEREIRA, Edvânia Maria; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; PINTO, Stefane de Lyra. Percepção e educação ambiental sobre manguezais em escolas públicas da região metropolitana do Recife. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 17, p. 244-261, 2006.

REIGOTA, Marcos. O meio ambiente e suas representações no ensino de ciências em São Paulo – Brasil. Boletim da Comissão Interinstitucional sobre Meio Ambiente e Educação Universitária. Uniambiente, São Paulo, v. 1, p. 27-30, 1991.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

UNESCO. Rapport Final du groupe d ́experts sur le project 13: la perception de la quilité du milieu dans le Programme sur I ́homme et la biosphère (MAB). Paris: Unesco, 1973.

VILLAR, Livia Melo et al. A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Esc. Anna. Nery. Rev. Enferm., Rio de Janeiro, RJ, v. 12, n. 3, p. 537-43, set. 2008.

WANDERLINDE, Juçara et al. Projeto TAMAR–SUL: educar para conservar - estratégias de educação ambiental. In: JORNADA DE CONSERVAÇÃO E PESQUISA DE TARTARUGAS MARINHAS NO ATL NTICO SUL OCIDENTAL, 2., 2005, Rio Grande. Anais da... Rio Grande: NEMA, 2005. p. 128-130.

WWF – World Wildlife Fund – flagship species. Disponível em: http://www.worldwildlife.org/species/flagship-species.html. Acesso em: 29 maio 2012.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.