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A reforma educacional de Minas Gerais: a promoção da autonomia escolar
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Palavras-chave

Política educacional. Reforma educacional. Implementação. Desconcentração. Municipalização. Autonomia escolar.

Como Citar

MATTOS, Maria José Viana Marinho de. A reforma educacional de Minas Gerais: a promoção da autonomia escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 70–88, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i1.562. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/562. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa realizada sobre a avaliação do processo de implementação da política de autonomia escolar - proposta da reforma educativa implantada nas escolas estaduais de Minas Gerais - período de 1991 a 1998. Entre outros objetivos, tal estudo analisou a implementação de medidas no sentido de se efetivar a política de autonomia escolar articulada a outras prioridades, assim identificadas: fortalecimento da direção da escola, aperfeiçoamento e capacitação dos funcionários, avaliação do sistema educacional e integração com os municípios. Por último, analisa os projetos e subprojetos do Programa Qualidade na Educação Básica de Minas Gerias, eixo principal desta política. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.562
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