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Formação continuada de professores: experiências em alguns países
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Palavras-chave

Professores. Formação continuada. Educação. Capacitação.

Como Citar

PRADA, Luis Eduardo Alvarado. Formação continuada de professores: experiências em alguns países. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 97–116, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i3.584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/584. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este é um estudo de experiências de formação continuada de professores em serviço do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha, no qual foram realizadas visitas de observação aos países mencionados, coletados documentos de nível nacional, relacionados com a educação e especificamente com a formação continuada de professores. Dentre estes últimos documentos, se privilegiaram os concernentes às experiências como: o Programa de Educação Continuada PEC do Estado de São Paulo, Brasil; as 5000 idéias e os professores no estrangeiro do Chile; o Projeto Educativo Institucional PEI da Colômbia; os Centros de Professores e de Recursos CEPR da Espanha. São analisadas informações de caráter geral, em relação com políticas educacionais de cada país e de âmbitos maiores como América Latina: o Chile, a Colômbia e o Brasil e a Comunidade Econômica Européia para o caso da Espanha. Em geral, as políticas de formação continuada de professores são similares em seus objetivos, propósitos e metodologias, o mais comum é delegar esta formação às universidades, mas estas não conseguem resolver necessidades e interesses de formação dos professores do ensino médio. Porém, o problema não está centrado apenas nas práticas das universidades, mas também no sistema educativo como um todo e nas diversas instituições sociais. Existem numerosas experiências, com riqueza de conhecimentos, em cada país que podem ser aproveitadas para gerar outras novos a partir das aprendizagens que surgem de seus contrastes. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.584
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