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A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
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Palavras-chave

Comunidade surda. Língua de sinais.

Como Citar

KYLE, Jim. A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 117–128, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i3.585. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i3.585
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Referências

KYLE JG, ALLSOP L (1997) Sign on Europe, Bristol: CDS and Brussels: EUD

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