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Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita
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Palavras-chave

Língua de sinais. Notícias. Letramento.

Como Citar

ROSA, Andréa da Silva; TREVIZANUTTO, Luciana Cristina. Letramento e surdez: a língua de sinais como mediadora na compreensão da notícia escrita. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 1–10, 2008. DOI: 10.20396/etd.v3i2.602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/602. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a constituição da língua de sinais como mediadora para a compreensão do português escrito para leitores surdos não alfabetizados. Procuramos, neste trabalho, abordar a notícia, como unidade de texto que se constitui através de determinadas relações como acontecimento da cidade. Enquanto projeto de busca de significado, a leitura de jornais em língua de sinais foi geradora de novas experiências para os leitores surdos, através da apropriação e transformação de significados das notícias impressas, o leitor surdo se constitui autor e produtor de seu próprio texto. 

https://doi.org/10.20396/etd.v3i2.602
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