Banner Portal
Práticas e representações na Escola Normal de Campinas no período 1920-1936
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação. História. Escola normal. Formação de professores.

How to Cite

PINHEIRO, Maria de Lourdes. Práticas e representações na Escola Normal de Campinas no período 1920-1936. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 69–79, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/645. Acesso em: 16 jul. 2024.

Abstract

O presente trabalho traz uma discussão acerca das práticas vividas na Escola Normal de Campinas e das representações dessas práticas, por aqueles que as vivenciaram no período investigado. Ao tentar captar os movimentos de continuidades e rupturas, que se articulam a signos e vestígios da condição e das relações sociais de e entre os sujeitos, as práticas relatadas e as suas representações projetam-se como símbolos de uma época. Os usos que delas foram feitos explicam o movimento de constituição do perfil da Escola, num tempo e num espaço institucionais em que se apostava na escola e no seu poder de transformação cultural para moralizar e instruir a população. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.645
PDF (Português (Brasil))

References

AMARAL, L. Campinas: recordações. São Paulo: Secção de Obras d’O Estado de São Paulo, 1927.

CAMARGO, J. B. A. Arquitetura e mobília seguiam estilo europeu. Correio Popular, Campinas, 11 mai. 1993.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v.5, n. 11, p.173-191, jan./abr.1991.

DUTRA, A. P. O ensino de desenho em escolas normaes e complementares. Revista Educação, v. 8, p. 96-106, jun./jul.1932.

ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Cultura. Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado. Tombamento da EEPSG “Carlos Gomes”. Processo n. 21.822, 1981.

FARJALLAT, C. S. Antigos prédios escolares. Correio Popular, Campinas, 6 jun. 1997.

RANGEL, W.G. F. Pequena história do Largo das Andorinhas. Primeira parte. Campinas, Correio Popular, 13 maio 1971a.

RANGEL, W.G. F. Pequena história do Largo das Andorinhas. Conclusão. Correio Popular, Campinas, 14 maio 1971b.

ROVERI, A. Saudades eternas para o ‘uniforme azul e branco’. A Tribuna, Campinas, 2 nov. 1997.

VERZIGNASSE, R. Memória. Correio Popular, Campinas, 4 mar. 1996.

VEYNE, P. Foucault revoluciona a história. In: VEYNE, P. Como se escreve a história. Trad. Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 4. ed. Brasília: Editora da Universidade de Barsília, 1998, p. 238-285.

WOLFF, S. F. S. Espaço e educação: os primeiros passos da arquitetura das escolas públicas paulistas. 1992, Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.