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Práticas e representações na Escola Normal de Campinas no período 1920-1936
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Palavras-chave

Educação. História. Escola normal. Formação de professores.

Como Citar

PINHEIRO, Maria de Lourdes. Práticas e representações na Escola Normal de Campinas no período 1920-1936. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 69–79, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/645. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho traz uma discussão acerca das práticas vividas na Escola Normal de Campinas e das representações dessas práticas, por aqueles que as vivenciaram no período investigado. Ao tentar captar os movimentos de continuidades e rupturas, que se articulam a signos e vestígios da condição e das relações sociais de e entre os sujeitos, as práticas relatadas e as suas representações projetam-se como símbolos de uma época. Os usos que delas foram feitos explicam o movimento de constituição do perfil da Escola, num tempo e num espaço institucionais em que se apostava na escola e no seu poder de transformação cultural para moralizar e instruir a população. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.645
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Referências

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