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A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas
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Palavras-chave

Psicologia. Ensino de psicologia. Educação. Psicologia escolar. Psicologia educacional.

Como Citar

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 258–265, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/660. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e discutir algumas questões relativas à área de Psicologia Escolar e Educacional e sua interface tanto com a atuação do psicólogo na educação, quanto com a docência no Ensino Médio, por meio da disciplina Psicologia. A partir das críticas iniciadas na área da Psicologia Escolar nos anos 1980, considerou-se fundamental compreender as dimensões históricas e sociais da constituição do sujeito psicológico. Essa concepção tem norteado as ações do psicólogo no campo do ensino de psicologia, construindo novas referências nesta área. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.660
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Referências

MALUF, M. R. Formação e atuação do psicólogo na educação: dinâmica de transformação. In: ACHCAR, R. Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

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