Abstract
A idéia de uma educação perene só se justificaria se algo no humano também fosse perene. Mas o humano é inconcluso e finito. É concebido na dinamicidade da vida e vive o vir-a-ser. É, por excelência, um ser de transformação. Muda constantemente. Em face disso, esse artigo debate as temáticas: “uno versus diverso” e “estático versus mutabilidade”. Nesse debate, chega à dialética e a ela associa a idéia de dínamo como metáfora de uma educação pela mudança e transformação. Argumenta que se viver é sofrer transformações ininterruptas, uma educação pelo dínamo é a que melhor pode enfrentá-la.
References
CORREIA, W. A educação pelo dínamo. Phyloterapia. Disponível em: http://philoterapia.com.br/Downloads/educacaopelodinamo.pdf . Acesso em: 08 nov. 2007.
DURANT, W. História da filosofia: a vida e as idéias dos grandes filósofos. São Paulo: Nova Cultural , 1996.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Trad. Paulo Meneses. 7. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: USF, 2002.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1999.
KONDER, L. O que é dialética. 17. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987 (Col. primeiros passos, 23).
MARQUES, E.; LISPECTOR, C. Mude. Disponível em: http://www.geocities.com/Paris/Concorde/9366/mude.htm. Acesso em: 10 out. 2006. [s.d.]
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 9. ed. São Paulo: HUCITEC, 1993.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os pensadores).
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
PADOVANI, U. & CASTAGNOLA, L. História da filosofia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
PLATÃO. A república. Trad. Benedito Nunes. Belém: Ed. UFPA, 2000.
POWELL, J. Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? Belo Horizonte: Crescer, 1995.
SARTE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Trad. V. Ferreira. 3. ed. Lisboa: Presença, 1970.
VERGEZ, A.; HUISMAN, D. História da filosofia ilustrada pelos textos. 4. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1980.
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.