Banner Portal
Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica
PDF

Palavras-chave

Modernidade. Estudos foucaultianos. Pedagogia. Platonismo. Hipercrítica.

Como Citar

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 147–166, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.846. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/846. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o “pensar de outros modos” proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.846
PDF

Referências

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1989.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1992.

FOUCAULT, M. Est-il donc important de penser? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 2006a. p. 178-182.

FOUCAULT, M. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault: entrevistas. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006c.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1994. (v.2)

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995. p.231-249.

FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004. p. 294-300.

FOUCAULT, M. Qu'est-ce que les Lumières? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 2006b. p. 562-578.

GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Fundamentalismo e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2003.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 1978.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

MORRIS, W. (Ed.). The American Heritage Dictionary of the English Language. Boston: American Heritage Publishing; Houghton Mifflin, 1970.

NARODOWSKI, M. Comenius e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

NARODOWSKI, M. Infancia y poder: la conformación de la Pedagogía moderna. Buenos Aires: Aique, 1994.

NOGUERA, C. O governamento pedagógico: da sociedade de ensino para a sociedade de aprendizagem. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

Ó, J. R. O governo de si mesmo. Lisboa: Educa, 2003.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Lisboa: D.Quixote, 1988.

VARELA, J.; AVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.6, 1992. p. 68-96.

VARELA, J.; AVAREZ-URIA, F. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.

VEIGA-NETO, A. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, C.; SILVA, L. D.; POLENZ, T. (Org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. P .65-83.

VEIGA-NETO, A. Coisas do governo... In: RAGO, M.; ORLANDI, L. B. L.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002. p. 13-34.

VEIGA-NETO, A. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-38.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Identidade, cultura e semelhanças de família: as contribuições da virada lingüística. In: BIZARRO, R. (Org.). Eu e o outro: estudos multidisciplinares sobre identidade(s), diversidade(s) e práticas interculturais. Porto: Areal, 2007. p. 19-35.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.