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(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
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Palavras-chave

Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.

Como Citar

CÉSAR, Maria Rita de Assis. (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 224–241, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.850. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.850
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Referências

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