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Novos letramentos e docência na educação a distância
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Palavras-chave

Novos letramentos. Apropriação tecnológica. Formação de professores. Educação a distância.

Como Citar

GARCIA, Marta Fernandes; BUZATO, Marcelo El Khouri; RIEDO, Cássio Ricardo Fares; SILVA, Dirceu da. Novos letramentos e docência na educação a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 210–233, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8640578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640578. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto problematiza os diferentes modelos de letramento vigentes nos estudos da linguagem para se pensar as práticas sociais na educação superior a distância no Brasil. O estudo aponta o modelo teórico dos transletramentos como uma referência útil à reflexão sobre e ação de apropriação tecnológica crítica do aparato tecnológico da EAD online, por estar tal modelo inserido em um novo paradigma sociocultural e contribuir para a superação de práticas e concepções com viés instrumentalista, determinista e utilitarista na educação a distância. Ao qualificar as práticas e modos de produção de sentido como atravessamentos de papéis, mídias e linguagens por sujeitos que buscam superar a dimensão meramente funcional dos letramentos contemporâneos, o modelo dos transletramentos favorece o desenvolvimento dos atores educacionais envolvidos na docência em EaD em uma outra lógica, mais progressista e crítica, voltada para qualificar o processo formativo a distância e romper com programas de formação com viés puramente mercadológico.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8640578
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