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(Des)caminhos da educação pública no Brasil
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Educação - Editorial

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MESKO, Andressa de Sousa Rodrigues; PIOLLI, Evaldo. (Des)caminhos da educação pública no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 463–470, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8642329. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642329. Acesso em: 12 may. 2024.

Abstract

A ETD nos apresenta neste número o dossiê “Educação e Classes Sociais” um tema bastante oportuno em função dos acontecimentos recentes envolvendo a agenda educacional brasileira. Trata-se de uma agenda que se inscreve num contexto de ajuste fiscal e que tem impulsionado os gestores públicos a adotarem medidas de caráter gerencial que aprofundam e aceleram o processo de desmonte da educação pública em nosso país. Há duas décadas a Educação Pública no Brasil está sob risco. As inúmeras reformas que ocorreram, a partir de 1990, nas políticas públicas educacionais no âmbito nacional coadunaram com as orientações advindas dos organismos internacionais (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional) por meio da “Declaração Mundial sobre Educação para Todos”. O objetivo era o de promover a universalização da educação e melhorar a qualidade do ensino a partir de critérios gerenciais.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8642329
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