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A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
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Palavras-chave

Hipertexto. Formação de leitores. Mediador de leitura

Como Citar

NEITZEL, Adair Aguiar; MORAES, Taíza Mara Rauen; PAREJA, Cleide Jussara Muller. A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 719–735, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i3.8644572. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644572. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa problematizar acerca das mutações de leitura que vem ocorrendo na contemporaneidade, haja vista o acesso aos novos suportes de textos, como a tela do computador, tablets e celulares. Trata-se de um olhar analítico, de caráter qualitativo, respaldado nos trabalhos desenvolvidos por Poulain (2012), Petit (2008), Bélisle (2011), Autor (Ano), entre outros, sobre experiências de leitura e de produção vivenciadas pelos licenciandos do curso de Letras da UNIVALI, bolsistas do programa PIBID, em uma escola pública do Ensino Médio de Barra Velha, SC/Brasil. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente Sophia da instituição e entrevista com os alunos do Ensino Médio que participaram da pesquisa.  Os resultados indicam: a) a descoberta, por parte dos futuros professores de Letras, das potencialidades do texto literário em meio eletrônico tanto para leitura quanto para produção textual; b) exploração de múltiplas estratégias de leitura em meio digital; c) compreensão do conceito de intertextualidade por meio do romance Grau 26 e da produção de links nos textos elaborados; d) análise do papel do mediador de leitura no processo de formação de leitores. 

https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8644572
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